top of page
  • Foto do escritorCreche

Como preparar o seu bebé para entrar na creche

Atualizado: 13 de dez. de 2020

A entrada na creche pode ser intensa para a família, mas com alguma preparação pode ser um momento muito feliz!

É importante partilhar com a creche as rotinas da criança e da mesma forma pedir que à creche que nos explique como será o dia-a-dia dno colégio. Adaptar os horários de sono e alimentação poderá ser uma boa ideia, cerca de 15 dias antes da entrada da criança nesta nova aventura. É importante partilhar com a equipa quais os hábitos para adormecer, para comer, todos os pormenores... para que o nosso trabalho seja feito como o seu bebé está habituado.

Em alguns casos pode surgir alguma ansiedade de separação, principalmente se o seu bebé já tiver mais de 9 meses, e chorar na chegada à creche durante uns dias. Isso significa que o seu bebé identifica a ausência do cuidador principal e muitas vezes não compreende que ele existe, mesmo quando não o vê. Nestes casos é importante comunicar com a criança com uma linguagem simples e que transmita confiança informando que "a mamã ou o papá vão voltar depois do trabalho e que está tudo bem". Embora este conceito ainda seja muito abstrato para as crianças em idade de creche, deve ser trabalhado desde cedo. É muito importante conversarmos com os nossos bebés porque eles sabem ler as nossas expressões e o nosso tom de voz. Assim que se estabelecer uma relação de confiança e referências de afeto com a equipa certamente que esses episódios vão começar a desaparecer.

Sabemos que também os pais sofrem muito com a entrada dos bebés para a creche e para isso ajuda muito terem boas referências do colégio e no caso de não conhecerem a creche, conversar com a equipa para conhecer melhor as pessoas é fundamental. Para os papás irem vendo o dia-a-dia dos pequenos e se sentirem parte da nossa creche, nós vamos partilhando umas fotografias e uns videos dos pequenos em contexto de creche na nossa APP.


O importante é criar boas experiências para que o conceito "escola" seja um lugar de aprendizagem mas também de respeito, felicidade e muito carinho, desde o berço.


Estamos por aqui, sempre que precisarem.

Colégio Academia de Ensino Particular





209 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page