• Colégio AEP

+ trabalhos de casa? Não! + tarefas em casa? Sim!

As crianças estão sujeitas a 5 horas letivas, 5 dias por semana, 10 meses por ano.

Na correria do dia-a-dia será que as famílias conseguem arranjar tempo de qualidade para acompanhar nos trabalhos de casa?

Se nós, adultos, quando chegamos a casa, já quase nem tempo temos - ou vontade - de fazer um jantar equilibrado para a família, arrumar a cozinha e preparar tudo para o dia seguinte, será que, uma criança, após um dia escolar, tem disponibilidade de concentração para realizar os malfadados trabalhos de casa? Será este exercício proveitoso ou um castigo para todos?

Nós, por cá respondemos: não aos trabalhos de casa. E essa é a proposta aos nossos alunos, durante a semana, não há trabalhos de casa. Todos os trabalhos de consolidação devem ser realizados em contexto escolar, no tempo de estudo acompanhado. Procuramos dar respostas individualizadas que vão de encontro com as necessidades de cada aluno. Ao fim-de-semana, sim, uma coisinha ou outra, para os pais poderem acompanhar. Nos dias prévios aos momentos de avaliação são propostas algumas leituras como estimulo ao estudo autónomo.

Não será mais proveitoso e diverso em conteúdo integrar as crianças nas tarefas diárias, na preparação de refeições saudáveis que lhes conferem educação alimentar, no apoio à organização do dia seguinte, que os dota de capacidade de planificação, na organização e arrumação da cozinha...? No fundo transformando tarefas muitas vezes menos atrativas, em tarefas mais divertidas, que não sejam vistas por ninguém como castigos e sim como momentos de interação felizes, em família.




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo